Sobre

Congresso Brasileiro de Carvão Mineral (CBCM) consiste em um evento promovido pela Rede de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Carvão Mineral – Rede Carvão e executado pela SATC que está em sua quinta edição (V CBCM).

Nesta edição do evento, serão priorizadas três áreas temáticas: produção, conversão e aplicações e meio ambiente. Estas áreas temáticas envolvem diversas etapas associadas à utilização de carvão mineral, desde pesquisa mineral até a utilização do produto, bem como a recuperação de áreas degradadas e alternativas para minimização de impactos ao meio ambiente.

O V CBCM justifica-se pela necessidade de serem desenvolvidas, de forma contínua, inovações que promovam a exploração sustentável das abundantes reservas conhecidas de carvão mineral, as quais estão estimadas em 30 bilhões de toneladas localizadas na região Sul do Brasil (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), sendo que a principal utilização desta fonte energética é a geração termoelétrica.

O V CBCM contará com palestras, simpósios, sessões orais e de painéis para exposição e discussão dos trabalhos científicos, e também com atividades que incluirão visitas técnicas, premiações e confraternizações diversas com o objetivo de criar um ambiente de interação e troca de experiências entre os participantes.